Significado das cores, entenda para usar corretamente

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Outro dia nosso colega Rodolfo publicou aqui uma aula falando sobre a Color Palette do Fireworks CS5. Na aula podemos notar a grande utilidade desta ferramenta para fazer combinações e derivações de cores de forma simples e prática.

Mas saber usar as ferramentas e fazer grandes combinações de cores não é o suficiente para um design, seja ele gráfico ou para web. O que um design precisa é saber levar uma mensagem para o público através do seu trabalho, e com as cores não é diferente.

Por isso resolvi hoje escrever um pouco sobre o significado das cores, para que todos vocês usem as cores de forma correta para passar ao público o verdadeiro objetivo daquele trabalho, e não simplesmente usar a cor porque o cliente gosta ou você gosta dela. Logicamente que existem artigos muito mais completos do que este na web, mas irei colocar aqui as principais e mais usadas por todos com um pequeno resumo sobre seu significado.

As cores e suas relações

  • Amarelo: usada para atrair a atenção, seja sozinha ou em conjunto com outras cores. É uma cor feliz, vibrante e viva.
  • Laranja: transborda irradiação e expansão. É acolhedora, quente e íntima.
  • Vermelho: significa força, alegria de viver, virilidade, masculinidade e dinamismo. É uma cor brutal, exaltante e até mesmo enervante, que impõe-se sem discrição.
  • Roxo: equivale a um pensamento meditativo e místico, misterioso. É uma cor melnacólica, cheia de dignidade e realeza.
  • Azul: cor profunda e calma, preferida por adultos pois marca uma certa maturidade.
  • Verde: cor universal da natureza, tem frescor, harmonia e equilíbrio. É calma e não dirige para nenhuma direção, nem encerra elementos de alegria, tristeza ou paixão.
  • Preto: silêncio eternizante, é a morte ou infortúnio. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância.
  • Rosa: é de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, doce e romântica.
  • Cinza: é a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Simboliza indecisão e ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo e monotonia.
  • Branco: sugere pureza e cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com azul.
  • Marrom: emana a impressão de algo maciço, denso ou compacto. Sugere segurança e solidez.

Lógicamente que isto é um breve resumo que serve única e exclusivamente para dar uma noção sobre cores para quem não conhece muito neste segmento ou pretende se aprofundar mais no assunto futuramente. Se você pretende trabalhar com design, terá que fazer um bom curso (de preferência técnico) no qual você irá aprender muito mais sobre a teoria das cores, de forma muito mais usual e prática.

Este texto foi extraído e adaptado do livro WebDesign - Gruia Prático, da editora Viena. É um livro bastante antigo mas serve como base para muitos de meus trabalhos, principalmente no que diz respeito a teorias.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 5 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • matheus comentou em

    deveria vcs colocar o conceito de cores e como esalas, RGB, CMYK, E COISAS DO TIPO VLW SÓ UMA SUGESTÃO

    Responder
  • walison comentou em

    Legal o topico, quando li lembrei da epoca em que eu estudava web design rsrrs principalmente quando o prof ficava falando a teoria das cores e etc kkkk
    hoje vejo que no é so fazer o trabalho do geito que agente bem quer e gostar.muito diferente do que eu fazia rsrsr.

    Responder
  • Naldo Lube comentou em

    Ótima postagem.
    Infelizmente ainda tem muita gente que usa cores que não tem nada a ver.
    Esses dias vi um site com background verde meio florescente não fiquei nem 2 minutos nele e fiquei com uma dor tremenda nas vistas.

    O que será que passou na cabeça dessa criatura!!!

    Responder

Deixe seu comentário