Pra quem você cria os layouts?

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Olá criadores, tudo bem?

No artigo de hoje eu quero falar sobre um problema que atinge grande parte dos criadores de interface para sites: não saber pra quem estão criando o site. Mas não, eu não estou falando do cliente, estou falando dos usuários.

Quando um  designer de sites cria um layout, ele quer mostrar que "é o cara" da criação, fazendo malabarismos e artimanhas dos mais variados tipos para impressionar (quem?). Porém quando o site é publicado, percebe-se que o mesmo ficou complicado para o usuário, que não consegue navegar com destreza e muitas vezes desiste de visitar o site.

publico alvo

Qual o público do site?

Essa é a primeira pergunta a ser feita, e de imediato deve ser respondida pelo designer: NÃO SOU EU. Quando você cria um site, você precisa saber quem é o público alvo principal daquele site, e pensar em atender as necessidades destas pessoas.

Se o site é para uma escola de ensino fundamental, nada mais correto que testar sua interface com alunos nessa faixa etária, assim como um site para donas de casa não deve ser testado com adolescentes, por exemplo.

Porém, note que isso não quer dizer que seu layout precisa ser deselegante ou usar uma tecnologia inferior, mas que você precisa descobrir o que os usuários esperam que o site faça por eles.

Tem gente que fala: "quanto melhor o designer, maior a chance de a interface ser ruim".

Realmente essa frase faz sentido, mas cabe aos profissionais da área mudar isso. Enquanto você estiver interessando somente em mostrar seu talento na área de criação, você vai criar interfaces ruins, mas a partir do momento em que der atenção total aos usuários, vai criar layouts fantásticos.

Conheça seus usuários, pois eles não são você!

Sei que o artigo é bem resumido, mas serve de reflexão para que todos (re)pensem um pouco sobre o assunto.

Sobre o autor

Ricardo Bernardi

Sou técnico em hardware e desenvolvedor web, e sobre estes dois assuntos comecei a compartilhar aulas e artigos, tornando-me blogueiro em 2008. Em 2010 esse hobby virou profissão, e desde então tenho buscado melhorar e profissionalizar cada vez mais os projetos que mantenho na web.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • julio - são paulo comentou em

    um livro bem bacana que ensina legal tais técnicas é que ninguém quase fala nele é o "use a cabeça web design" este é ótimo..

    Responder
  • Naldo comentou em

    Obrigado Ricardo por mais esse post. Mas, pegando carona nesse assunto, vc poderia falar um pouco sobre quais as perguntas que devemos fazer para conhecer realmente os usuários. Creio que uma avaliação minuciosa para identificar os usuários vai ajudar tanto na criação layout como na criação de conteúdo e divulgação. Valeu

    Responder

Deixe seu comentário