Melhore seu Workflow #3 - Utilize as teclas de atalho

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Sejam bem vindos(as) ao terceiro artigo da série "Melhore seu Workflow". Hoje falarei um pouco sobre teclas de atalho, mais precisamente como otimizar o seu tempo usando-as!

Tempo é dinheiro

Que você precisa aumentar sua produção em menos tempo você já sabe não é? Mas a sua dificuldade é saber como fazer? Bem, as teclas de atalho podem ajudar e muito na sua vida de designer, uma vez que com elas você diminui um tempo precioso que você perde procurando todo o caminho dela, usando o mouse.

E se você me falar: "Mas o software X possui muitas ferramentas, logo, muitas teclas de atalho.", eu vou concordar, porém, você não necessita saber todas as teclas de atalho. A sua necessidade mesmo é saber os atalhos das ferramentas que você mais usa diariamente, como ferramentas de texto, movimento entre outras (dependendo da sua "área de atuação").

A minha intenção ainda não é focar em 1 ou 2 softwares, quero deixar para falar de Workflow em software X ou Y em artigos específicos, neste artigo eu quero focar somente na necessidade de se conhecer as principais teclas de atalho.

Vou dar um exemplo na prática que deve fazer você compreender porque são importantes as teclas de atalho: Vamos partir do pressuposto que você trabalha em uma agência e a mesma produz revistas digitais, a sua responsabilidade dentro da produção é somente a capa. Então você tem um trabalho um tanto quanto parecido toda semana, logo otimizar este trabalho pode diminuir o tempo de produção desta capa, podendo partir para o trabalho em outra, adiantando o seu serviço e lhe deixando um pouco mais descansado. Imagine que a capa contém os seguintes elementos sempre:

  • Título;
  • Foto de capa;
  • Trechos de páginas;
  • Assunto principal;
  • etc.;

Então a sua capa se constitui de textos e imagens, logo é em cima deste trabalho que você deve fazer a otimização. Tire um ou dois dias de produção para verificar as suas ferramentas mais usadas, logo depois observe e memorize as teclas de atalho. Pensando que se você perder 10, 20 minutos a cada dia para observar isso, você pode ganhar muito mais tempo durante a semana. Você vai notar uma grande vantagem em saber as teclas de atalho do seu software.

Atenção: Existe sim a possibilidade da ferramenta que você usa não ter uma tecla de atalho, mas pesquise e estude um pouco sobre o software que você usa, que se existir, você vai encontrar uma forma de adicionar uma tecla de atalho a ela.

Bem, o artigo sobre Workflow de hoje era isso, espero que vocês tenham gostado do conteúdo e que seja útil. Muito obrigado a todos pela leitura e até breve!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Nathan Almeida

Trabalho como diretor de arte e gerente de projetos de uma das maiores agências da região sul. Gosto de compartilhar conhecimentos e de produzir conteúdo para internet. No blog de consultoria eu sou o redator/editor dos vídeos.

Comentários

Nenhum comentário foi publicado para este post. Seja o primeiro a comentar...

Deixe seu comentário