Melhore seu Workflow #2 - Organize a pasta do seu projeto!

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Você é do tipo de designer que baixa algum render, ícone ou qualquer coisa desse gênero para por no seu projeto e deixa ele no Desktop mesmo? Você sabia que se você tirar 20, 30 minutos para organizar as pastas do seu projeto você pode ganhar horas de trabalho depois? Pensando nisso, o segundo artigo da série "Melhore seu Workflow" vai falar sobre a organização de pastas do nosso projeto, darei dicas de como "otimizar" esse trabalho para que você não perca tempo posteriormente. Usarei algumas ilustrações para que você entenda um pouco melhor a ideia do post e para que você consiga usar essas dicas nos seus próximos trabalhos!

ilustração_1

Porque organizar a pasta do projeto é importante?

Organizar as pastas do seu projeto diminui a probabilidade de acontecer algumas coisas desagradáveis com você, tais como:

  • Perder imagens que você precisa usar no seu projeto;
  • Perder arquivos editáveis (.PSD, .EPS, etc) no meio da "bagunça" que deve ficar seu desktop;
  • Fazendo um backup você pode perder projetos inteiros de algum cliente;
  • Ficar minutos procurando algum arquivo necessário para seu projeto;

Existem mais (várias) situações que não lhe ajudarão em nada se caso acontecer, mas como o artigo não é único e exclusivo para mostrar o quão ruim é não organizar seu projeto em pastas, citei apenas os principais.

Organizando a pasta do projeto, como eu posso otimizar meu trabalho?

Uma vez que você tem toda a sua pasta organizada, desde a pasta raiz até suas sub-pastas, tudo que for do projeto estará dentro da sua devida pasta. Fazendo assim você evita de perder minutos, ou até horas de trabalho dependendo dos problemas que pudessem ocorrer caso você não organizasse. Organizando as pastas você sabe que dentro da pasta "ícones", estarão todos os ícones que você precisa para o seu projeto, ou seja, você estará otimizando o fluxo de trabalho (Workflow)!

Agora que eu já sei os problemas que posso ter e o porque é importante organizar as pastas... Como posso organizá-las?

A organização do seu "template de pasta" é totalmente personalizável, ou seja, o jeito que você vai organizar é indiferente, o importante mesmo é que você organize! Na ilustração abaixo, você pode ver como é que eu crio o meu "template de pasta"... Observe atentamente a imagem, que posteriormente explicarei cada passo!

ilustração_2

Bem, a primeira explicação é a seguinte: Eu crio uma pasta, que irá conter as mesmas sub-pastas dessa ilustração com o nome de "novo_trabalho", então, sempre que sou contratado para produzir X projeto eu duplico essa pasta e coloco o nome do cliente no lugar de "novo_trabalho". Lembrando que a pasta "novo_trabalho" não deve ser usada literalmente, ou seja, ela irá ficar vazia para que sempre que surgir um novo trabalho possa ser duplicada e aí sim usar ela com o nome do cliente!

Fique atento para que quando você duplicar esse "template de pasta" sempre renomeie a pasta com o nome do seu cliente, assim você não terá o risco de ficar com várias pastas cujo os nomes ficarão "novo_trabalho [cópia]", "novo_trabalho [cópia-2]" e assim sucessivamente, virando uma bola de neve fazendo com que todo o seu trabalho de organização de pastas seja em vão.

Agora falando sobre as sub-pastas, vou explicar o porque de cada pasta:

NOMEDOCLIENTE - Esta é a pasta raiz do seu "template de pasta", onde irá ficar todas as suas sub-pastas do projeto.

ÍCONES - Como o próprio nome diz, esta é a pasta onde ficarão todos os ícones que você irá usar no seu projeto. Essa pasta vai muito do tipo de trabalho que você faz dentro do design, sendo assim, é uma pasta que você pode por dentro do seu template ou não.

IMAGENS - Pasta onde ficarão as imagens do seu cliente, ou de algum produto, também, dependendo do que você trabalha. Se você trabalha na produção de convites para festas, esta é uma pasta super importante.

RENDERS - Aqui ficarão os renders (imagens em .PNG com fundo transparente). Sendo que esta é uma pasta talvez sem muita importância, ou a que será menos usada pela maioria.

ARTES - Esta pasta talvez seja a mais complexa de explicar, porque se você trabalha com Design um dos seus serviços é produzir artes  para logos e afins. Então porque vai ter uma pasta ARTES no meu template? Pelo simples motivo de que você pode ser um Web Designer e irá criar um site para a empresa X, mas ela já teve a identificação visual dela criada, então nao haverá a necessidade de refazer essa arte para colocar no site. Este exemplo se aplica também se você for criar banners, cartões de visitas, etc.

VERSÕES - Esta é a pasta que você vai colocar as versões finais dos seus projetos, porque nem sempre o seu cliente vai aceitar o primeiro trabalho que você mostrou pra ele e vai querer que você modifique uma coisinha aqui, outra coisinha ali. O importante desta pasta é que você não sobreponha nenhum arquivo, porque se volta e meia seu cliente pedir uma versão anterior da que lhe foi entregue, você também vai ter!

Lembre-se de por um nome que seja de fácil identificação para saber a ordem das versões criadas, ou seja, coloque o número da versão. Eu costumo usar uma sintaxe assim para os arquivos finais dos meus projetos: nomedocliente_tipodetrabalho_versãox. Sendo assim, no "campo" versãox, coloque o numero da versão, e quando o cliente escolher qual versão ele quer coloque: nomedocliente_versaofinal. Se você puder dar um destaque na pasta VERSÕES (mudando o ícone ou algo do gênero) será interessante, pois essa é a pasta mais importante do seu modelo.

A explicação do "template de pastas" que deve ser criado por você chegou ao fim, e é sempre importante lembrar, que este é o tipo de template que EU uso, para os meus trabalhos este modelo é perfeito. Modifique o modelo dependendo da sua necessidade, organize-o do jeito que você precisa!

Muito obrigado a todos que leram o post até aqui, e espero que tenha ajudado todos a otimizarem o seu trabalho fazendo uma simples organização de pastas. Qualquer dúvida comentem abaixo que o comentário será respondido, até breve!

Mais posts desta série

Este post faz parte de uma série, confira tudo que já foi publicado sobre o mesmo assunto.

Sobre o autor

Nathan Almeida

Trabalho como diretor de arte e gerente de projetos de uma das maiores agências da região sul. Gosto de compartilhar conhecimentos e de produzir conteúdo para internet. No blog de consultoria eu sou o redator/editor dos vídeos.

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

Deixe seu comentário