A importância das cores no design

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Este é um guest post enviado por Leandro Novaes para o RBtech Criação.

Muitos não levam tão a sério a escolha das cores quando vão desenvolver um layout de site ou um trabalho impresso como, cartão de visita, panfleto, cartaz etc… Deduzem que por estar agradável a eles mesmos, então está “tudo certo”. Puro engano!!!

 Quando tratamos de cores, nunca podemos levar em conta apenas nosso gosto. Ela influencia esteticamente, mas também psicologicamente e é nesse ponto que muitos deixam a desejar! Se o estudo da Psicologia das Cores que você já deve ter ouvido falar fosse levado a sério, muitos problemas referentes a comunicação/divulgação de um produto ou serviço seriam evitados ou mesmo superados.

Cada cor transmite uma ou mais sensações/sentimentos, como por exemplo: azul (tranquilidade, pureza), vermelho (amor, guerra), cinza (sobriedade) etc… Outro fator é que o significado de uma cor para um determinada região/país, pode ter sentido completamente oposto em outros lugares devido a tradição cultural. Exemplo disso é o verde que para nós representa esperança, mas há países em que ele significa morte! Veja como isto é sério!!!

A cor também influencia em nosso estado emocional, ex: Dia nublado, tempo fechado (cinzento) lhe deixa pra baixo, desanimado, por outro lado num dia ensolarado (amarelado, azulado), você se sente animado, cheio de vigor, é ou não é?

Trazendo para nossa realidade, discussões com o cliente sobre qual melhor cor e combinações a serem utilizadas em um projeto são frequentes e cabe a você orientá-lo a fazer o que é correto. Exemplo, se você vai fazer uma loja virtual de roupas infantis, o mais indicado seriam tons pasteis, nada de preto e cinza, marrom e azul, por favor!!! Amarelo, azul caem bem ou mesmo o rosa, desde que não fosse a cor predominante, pois seu público são crianças em geral.

Olha só a responsabilidade que está nas mãos de um Designer. Ele tem o poder de levar uma empresa/marca ao sucesso, como também ao fracasso. Tenha mais cuidado na escolha das cores e combinações que você utiliza em seus trabalhos, pesquise antes a respeito e você não deixará apenas o seu cliente e público-alvo feliz, mas também você mesmo devido ao resultado obtido.

Aproveite que estamos falando de cores, e leia este artigo no qual o Ricardo falou um pouco sobre o significado das cores.

Sobre o autor

Leandro Novaes

Este autor é um voluntário, que além de acompanhar o blog participa enviando conteúdos para serem publicados. Participe você também!

Comentários

Atualmente temos 3 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Vanderlley Viana comentou em

    É verdade,
    As cores são muito importantes para um design, mas se não saber combina-las pode irritar os olhos do usuário e força-lo a sair da página mesmo com bons artigos!
    Grande artigo. Abraço!

    Responder
  • Nelito Gomes comentou em

    Pura verdade! As escolha das cores deve ser um ponto a ter em conta sempre porque Design gira a volta de cores. E saber o significado delas será um bom ponto de partida. Por outro lado, saber combiná-las para que agradem ao olho do usuário é outro desafio. Portanto, é indispensável saber que cores usar e como usá-las.
    Boa matéria. Um abraço!

    Responder

Deixe seu comentário