Como criar ações (actions) no Adobe Photoshop

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

No artigo "Melhore seu Workflow #4 – Use ações no seu software", eu falei para você usar ações no seu software mas não ensinei vocês a criarem uma ação. No tutorial de hoje, quero falar exatamente sobre isso... Criar ações no Photoshop.

O Photoshop como é uma ferramenta muito completa que é, não poderia deixar de contar com as salvadoras AÇÕES. Para você usar elas, verifique se ela está aparecendo, se ela não tiver vá até Window e Actions ou então pressione ALT+F9.

habilitando-acoes

Depois de habilitar você terá por padrão uma pasta com várias ações dentro dela, se você prestar atenção na imagem acima irá ver que tenho outra pasta já criada com uma ação que eu mesmo fiz. Agora vamos criar a ação que desejamos, se por ventura você não sabe o que são ações, vá até o artigo que eu citei na primeira linha do post.

Criando a ação

A ação que eu quero criar é para fazer automaticamente a exportação em .JPG de uma imagem que era .PNG. Vamos então criar a ação no botão "Create new action".

create-action

Depois de criar a ação vai aparecer uma nova janela com as opções dessa ação. Podemos definir o nome, o set (que é a pasta onde você criará esta ação), a tecla de atalho opcional que fará essa função após ser apertada e por último uma cor para diferenciar essa ação de outras. Após definirmos toda ação, devemos clicar em Record (gravar) e começar o processo que a ação fará para nós.

escolhendo-opcoes-acoes

Depois de colocarmos para gravar, um botão vermelho irá acender na janela das ações demonstrando para você que já pode começar o processo. Vamos então em File > Save for Web e definirmos o formato e qualidade da nossa imagem para JPEG e Very High, clique em Save para salvar a imagem no local desejado.

save-web

Depois de ter salvo a imagem, clique em Stop (o primeiro botão dentro da janela das ações) para terminar a gravação do processo, agora escolha uma imagem qualquer que você tenha em .PNG e execute a sua ação clicando em Play (terceiro botão também dentro da janela das ações) ou então pressione a tecla de atalho que você escolheu.

stop-play

Espero que você tenha gostado desse tutorial e que seja útil. Espero você nas minhas próximas publicações, até mais!

Sobre o autor

Nathan Almeida

Trabalho como diretor de arte e gerente de projetos de uma das maiores agências da região sul. Gosto de compartilhar conhecimentos e de produzir conteúdo para internet. No blog de consultoria eu sou o redator/editor dos vídeos.

Comentários

Atualmente temos 1 comentário para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Raimundo comentou em

    Muito legal essas postagens suas, não é o que estou procurando, mas valeu a pena ver este conteúdo. Valeu

    Responder

Deixe seu comentário