A essência de um Briefing

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Este é um guest post enviado por Magdiel da Silva para o RBtech Criação.

Um Briefing bem feito antes de começar a desenvolver ou até mesmo antes de aceitar um projeto é essencial e de extrema importância para ter melhor conhecimento sobre a empresa e sobre o projeto como um todo.

O que é um Briefing?

Falando em uma linguagem simples, briefing é basicamente uma entrevista com a empresa contratante. A empresa ou pessoa contratada para desenvolver o projeto, de um site principalmente, deve fazer um briefing com o cliente para compreender o que o cliente precisa e o que ele espera alcançar com o novo site.

Cronograma simples de um briefing

  1. Histórico da Empresa: Ramo de atuação, produtos e/ou serviços oferecidos, tempo no mercado;
  2. Sobre os concorrentes: Vantagens e desvantagens;
  3. Metas a serem alcançadas através do site;
  4. Público-alvo: Esta deve ser a mais importante das informações do briefing pois aqui conheceremos melhor o cliente.
  5. Para quem é destinado o Produto ou serviço? Endereço da Empresa. Como pretende levar ao público os produtos e serviços?
  6. Conteúdo do site: O que a empresa pretende disponibilizar aos internautas no site;
  7. Imagem a ser transmitida para os usuários (tradição ou modernidade, layout limpo ou popular, cores mais adequadas etc.,);
  8. Documentação disponível (logotipo, folders, manuais etc.): Se o cliente não possuir estes materiais, você deve fazer outro orçamento para cria-los, até mesmo antes do site!
  9. Tecnologias ou linguagens desejadas (ex: html, flash, php, etc.…);
  10. Ferramentas de marketing;
  11. Objeções (não utilizar determinada cor ou o estilo);
  12. Prazo para desenvolvimento;
  13. Contato: Deve conter Nome, Telefone e E-mail por padrão limitando a apenas uma pessoa para aprovar ou não o projeto;
  14. Observações adicionais.

A partir de agora você já pode começar a usar essa técnica com seus clientes e com certeza verá que seu trabalho será mais produtivo.

Você tem alguma dica para Briefing?

Sobre o autor

Magdiel da Silva

Este autor é um voluntário, que além de acompanhar o blog participa enviando conteúdos para serem publicados. Participe você também!

Comentários

Atualmente temos 6 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Danilo Agostinho comentou em

    Informação de excelente avalia! Com base nas respostas obtidas por esse questionamento o trabalho se torna bem mais direto e produtivo. Obrigado pelo compartilhamento.

    Responder
    • É verdade. Pode-se dizer que é impossível fazer um bom trabalho sem aplicar um com briefing para entender realmente o que o cliente precisa.
      Agradeço por comentar.
      Abraços.

      Responder
  • Muito boa a abordagem Magdiel, o briefing é realmente a parte mais importante do início de um projeto, podendo nortear até mesmo o aceite ou não da proposta. Na medida do possível, tento colocar as questões de forma natural num bate-papo com o cliente, as vezes até mesmo gravando a conversa para rever tudo o que ele disse, antes de emitir qualquer opinião pessoal. Ótimo post.

    Responder
    • Olá Andre,
      que bom que gostou do post, é uma ótima idéia a gravação da conversa com o cliente. Assim caso deixe passar despercebida alguma informação importante na hora, pode ser analizadas com mais calma mais tarde.
      Obrigado por comentar!
      Abraços.

      Responder
  • Samuel Moraes comentou em

    Muito bom este artigo, muito bom mesmo.
    acho que muitos desenvolvedores não fazem tais observações quando criam site para empresas.
    muito bom o artigo.

    Responder
    • Realmente alguns desenvolvedores acabam fazendo como se fosse para eles e não para o público da empresa. E esse trabalho sem planejamento acaba frustrando a empresa contratante e ao próprio desenvolvedor, pois acaba gerando um resultado não esperado, na maioria das vezes negativo.
      Abraços.

      Responder

Deixe seu comentário