5 dicas para aumentar sua criatividade

Aviso importante!

Eu sei que você não quer ver propagandas, porém o conteúdo gratuito só está aqui graças a publicidade. Considere desativar o AdBlock para esse site.

Pausando um pouco a continuação da nossa série sobre Workflow, venho aqui hoje para falar um pouco de criatividade, ou talvez a falta dela. Muitos de nós que trabalhamos ou nos arriscamos no maravilhoso e divertido mundo do Design, passamos por dificuldades neste quesito, criatividade é maior dificuldade e um dos bens mais requisitados nessa profissão.

Devido algumas dificuldades que eu tive em alguns tempos atrás (óbviamente em relação a criatividade), resolvi fazer uma pesquisa sobre como estimular um pouco a nossa criatividade. E por mais que você pense: "Eu não possuo criatividade para x atividade", você possui sim, todos nós possuímos, apenas o que acontece é que alguns possuem mais e outros possuem menos. E se você é um desses do grupo dos que possuem menos, você é o que mais precisa se dedicar para estimular a sua criatividade ao máximo.

Bem, depois de um "bate-papo rápido", posso passar para vocês as dicas que absorvi nos últimos tempos:

Tenha sempre consigo um papel e uma caneta

É comprovado cientificamente pela minha pessoa (risos) que as melhores ideias nem sempre surgem quando você procurando, elas surgem nos lugares mais improváveis: Banheiro, restaurante, jogo de futebol, conversa com os amigos, etc. Por isso é extremamente válido você sempre andar com uma caderneta dessas de bolso e uma caneta junto, porque uma vez que essas ideias surgem, elas já precisam ser desenvolvidas no momento, até para poder adaptá-las das melhores maneiras, você precisa aproveitar esse momento e escrever por extenso a sua ideia, tudo o que veio na sua mente.

Não pense que você vai lembrar exatamente de tudo quando você chegar no computador, pois, se você estiver em uma conversa com os amigos, você poderá ter outro momento mais descontraído ou algo que te tire mais atenção, então é aí que você pode perder uma das suas melhores ideias.

Compartilhe suas ideias

É super importante compartilhar suas ideias com outras pessoas, uma vez que se você possui algo em mente você precisa expor o que você já tem para talvez acrescentar algumas coisas novas ou até ser ajudado por essa pessoa que você compartilha as suas ideias. Já dizia meu avô, pai, tio, tia, etc: Duas cabeças pensam melhor que uma (eu tive que pesquisar o "ditado" no Google, porém, ainda não lembro se era bem assim rs.).

Uma vez que você tem uma ideia que tem um conceito bom, mas não sabe como fazer funcionar na prática, alguém poderá te ajudar, seja sua mãe, namorada, esposa, companheiro de trabalho e até mesmo seu vizinho. O importante ´q eu você compartilhe suas ideias.

Pratique algum esporte regularmente

Essa dica não é importante apenas para sua criatividade mas também para o seu corpo. Praticar algum esporte, atividade física ou coisa do gênero, é extremamente importante pois é um momento de espairecer, esquecer os problemas e as coisas que te atrapalham. Lembre-se que você não vai praticar a atividade para ter uma ideia, porém não esqueça da primeira dica e carregue um papel e uma caneta, para que se caso surgir uma ideia, escreva.

Não pratique esporte somente quando você não tem mais ideias ou está extremamente cansado de ficar sentado em frente ao computador. Pratique esporte regularmente, uma,  duas ou três vezes por semana! Praticar esporte te faz desconectar um pouco do mundo virtual e fazer um bem para o seu corpo.

Desconete-se para se conectar

Outro dia eu assisti um vídeo que eu não me recordo agora, mas ele falava exatamente como o título dessa dica, você precisava desconectar-se do mundo virtual, redes sociais, sites e coisas assim e se conectar de verdade, na "vida real" com parentes e amigos. Esse momento que você fica offline é importante para você espairecer também e ter estímulo para voltar com força total ao trabalho.

As minhas melhores ideias não vêem quando eu estou no computador e sim quando estou com a minha familia ou até mesmo com o meu caderno e minha caneta, tendo ideias, desenhando e coisas do gênero. Enfim, viva sua vida também, todos nós precisamos relaxar e viver intensamente os melhores momentos que a vida nos proporciona.

Estude

O estudo é super importante para movimentar a nossa criatividade, principalmente para quem trabalha com design. Uma vez que sempre novas tendências são lançadas, você não pode parar de estudar, porque o layout super lindo, navegável e usável que você construiu hoje, amanhã não será nem exemplo para quem está iniciando! Fique atento as novidades do mundo em que você vive (Design), mas lembre-se: "Sempre faça algo do seu jeito. Adaptado para as tendências, mas do seu jeito." Lembre-se que nunca é tarde para reinventar a roda, e não caia na besteira de pensar que o que você sabe é tudo e o que você faz é perfeito, todos nós temos que melhorar em muita coisa.

Espero que o post tenha ajudado a todos e que seja útil também, até breve e um abraço!

Sobre o autor

Nathan Almeida

Trabalho como diretor de arte e gerente de projetos de uma das maiores agências da região sul. Gosto de compartilhar conhecimentos e de produzir conteúdo para internet. No blog de consultoria eu sou o redator/editor dos vídeos.

Comentários

Atualmente temos 16 comentários para este post. Participe você também, clique aqui e comente sobre o assunto.

  • Hiam Augustinho comentou em

    Olá Muito Bacana seus post. E fato das ideias, é criações virem quando , menos esperamos. Quanto menos,esperamos elas vem, as minhas vem muito quanto estou na cama antes de dormi.Sempre e BOM andar com algo que possa anotar, no meu Caso,ando com Celular, anotando tudo o que vem. :)

    Responder
  • Júlia Iaroseski comentou em

    Eu sou aluna da 7ª série e eu quero muito mesmo ser arquiteta. Eu quero me preparar como eu puder pois meu professor de Ciências Sociais comentou que a criatividade, que é muito importante para arquitetura, tem que ser alimentada desde jovem. O que eu posso fazer nas minhas horas vagas para me ajudar?
    Já tentei criar um blog mas ninguém lê. Já escrevi uma história ficticia e ninguém lê. A única coisa que deu certo até agora foi eu ter aprendido tocar piano.

    Responder
    • Já pensou em pesquisar e tentar reproduzir o que uma arquiteta faz? E sobre o blog que você criou, a importância não está em quantas pessoas lêem uma vez que você apenas quer ocupar suas horas vagas e estimular sua criatividade... Escreva e escreva melhor a cada dia, isso vai te fazer sentir melhor e automaticamente, melhorar e muito sua criatividade.

      Responder
    • Bem lembrado Renato, a leitura não só de livros ajuda e muito... Óbviamente que livros estimulam muito mais, sendo ele um livro técnico ou de "ficção". Obrigado pelo comentário!

      Responder
  • Daniel Hequer comentou em

    Gostei tanto do Artigo, alias aqui só se encontra bons artigos, a respeito quero dizer que as boas ideis sempre me surgiram em momentos de descontração ou seja quando estou fora do pc, e pelo incrível que pareça e esquecia logo. Agora que já tenho dica de andar com um papel e uma caneta no bolso, vou m apegar a ela e por em pratica. Vou já comprar um bloco de apontamentos. Valeu

    Responder
    • É legal compartilhar as experiências de cada um com a sua criatividade aqui nos comentários. Desde que eu fiz pesquisas sobre como aumentar a criatividade, me apaguei a isso, sempre que possível estou com o meu bloco de anotações e uma caneta. Abraço

      Responder
      • Daniel Hequer comentou em

        Valeu Nathan Vieira e não esqueça sempre que tiver uma ideia não deixe de compartilhar com a gente. No meu caso diria que sou ainda pobre de conhecimentos em Web e não só, pois cá em Angola o pessoal não tem cultura de compartilhar conhecimentos, tudo que aprendi até o momento é porque voces compartilharam.Valeu..

        Responder
    • Devidos créditos do texto? Eu fiz uma certa compilação dos artigos que eu li para melhorar a minha criatividade e fiz 5 dicas, em momento algum eu copiei alguém... Não existe segredo no quesito de extimular a criatividade. Se você está falando do post do Bruno Ávila, eu li sim o post dele e fez parte dessa compilação, mas se você ler pode perceber que em momento algum o meu post foi CTRL+C/CTRL+V. Obrigado pelo elogio e pelo comentário!

      Responder

Deixe seu comentário